Ecator 5 mg (Anti hipertensivo)

Ecator-5-mgBula do ECATOR:

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES:

ECATOR 2,5 mg: embalagens contendo 30 cápsulas
ECATOR 5 mg: embalagens contendo 30 cápsulas
ECATOR 10 mg: embalagens contendo 30 cápsulas.

USO ADULTO

COMPOSIÇÃO:

Cada cápsula de ECATOR 2,5 mg contém:
ramipril …………………………………………………….. 2,5 mg
Excipientes: amido pré-gelatinizado e estearato de magnésio.

Cada cápsula de ECATOR 5 mg contém:
ramipril …………………………………………………….. 5 mg
Excipientes: amido pré-gelatinizado e estearato de magnésio.

Cada cápsula de ECATOR 10 mg contém:
ramipril …………………………………………………….. 10 mg
Excipientes: amido pré-gelatinizado e estearato de magnésio.

INFORMAÇÕES AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento: ECATOR (ramipril) é um anti-hipertensivo que promove a queda dos níveis elevados da pressão arterial e também promove outros efeitos protetores no sistema cardíaco e vascular. Os efeitos de ramipril são atribuídos principalmente à inibição da enzima conversora de angiotensina (ECA).

Na maioria dos pacientes, o início do efeito anti-hipertensivo torna-se aparente após 1 ou 2 horas da administração oral de dose única, sendo que o efeito máximo é alcançado 3 a 6 horas após essa administração. A duração do efeito anti-hipertensivo de uma dose única é geralmente de 24 horas.

O efeito anti-hipertensivo máximo com a administração contínua de ramipril é geralmente observado após 3 a 4 semanas. Foi demonstrado que o efeito anti-hipertensivo é sustentado em tratamentos prolongados durante dois anos.

Cuidados de armazenamento: Conservar em temperatura ambiente (15º a 30ºC) e protegido da luz.

Prazo de validade: O prazo de validade encontra-se impresso na embalagem. Não utilize este ou qualquer outro medicamento com o prazo de validade vencido.

Gravidez e lactação: Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informar ao médico se está amamentando. Este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Cuidados na administração: ECATOR (ramipril) deve ser deglutido inteiro, sem mastigar e com quantidade suficiente de líquido (aproximadamente, meio copo de água) antes, durante ou após as refeições. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Interrupção do tratamento: Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Reações adversas: Informe seu médico o aparecimento de reações adversas como: ânsia de vômito, tontura, dor de cabeça, bem como quaisquer outros sinais e sintomas.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

Ingestão concomitante com outras substâncias: ECATOR (ramipril) pode potencializar o efeito do álcool e interferir na capacidade de atenção no trânsito e na operação de máquinas.

Contra-indicações e precauções: Este medicamento é contra-indicado em pacientes com alergia ao ramipril, a qualquer outro inibidor da enzima conversora de angiotensina (ECA) ou a qualquer componente da formulação. É contra-indicado também em pacientes com história de angioedema, com obstrução na artéria renal hemodinamicamente relevante, bilateral ou unilateral, com quadro de pressão arterial baixa ou instável.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação.

Este medicamento é contra-indicado na faixa etária inferior a 13 anos

Para as precauções a serem seguidas ver Informações técnicas – precauções e advertências.

Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

Durante o tratamento o paciente não deve dirigir veículos ou operar máquinas, pois sua habilidade e atenção podem estar prejudicadas.

NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.