Bula do Pantogar

PantogarComo usar Pantogar® corretamente:

Tome uma cápsula de Pantogar® três vezes por dia durante 3-6 meses. A cápsula de Pantogar® deve ser engolida inteira com um pouco de líquido.

O segredo do sucesso é a paciência

O longo período do tratamento deve-se ao ciclo de crescimento: O crescimento e a queda do cabelo são um processo lento, pois o fio telógeno demora algumas semanas para cair de fato. Isso significa que, mesmo após o início do tratamento, os fios que já estavam em “modo de queda” antes do início podem cair.Durante o tratamento com Pantogar®, o metabolismo da raiz do cabelo é ativado diretamente e a formação de novas células é estimulada. A queda é interrompida e o cabelo volta à fase de crescimento, restabelecendo o equilíbrio natural. Entretanto, como o cabelo só cresce cerca de um centímetro por mês, o sucesso do tratamento demora alguns meses para se evidenciar.Lembre-se que cada pessoa é uma pessoa e que, por isso, Pantogar® pode começar a fazer efeito em velocidades diferentes, a depender da fase da vida em que está a maior parte de seu cabelo atualmente e da rapidez com que ele reage às substâncias ativas.

A paciência compensa. Dê a seu cabelo o tempo que ele precisa para voltar naturalmente a crescer saudável e forte. Junte-se às muitas mulheres que deram adeus à queda de cabelo com Pantogar®.

Bula do Pantogar:

PANTOGAR
QUERATINA + CISTINA + ASSOCIAÇÕES

Identificação do Produto do Pantogar

– Forma farmacêutica: Cápsula.

Via de Administração do Pantogar

Via oral.

Apresentações do Pantogar

Caixa com 30 e 90 cápsulas.USO ADULTO OU PEDIÁTRICO (crianças maiores de 12 anos).
– Composição:
Cápsula
Cada cápsula contém:
pantotenato de cálcio ……………….. 60 mg
cistina ……………….. 20 mg
nitrato de tiamina……………….. 60 mg
levedura medicinal ………………..100 mg
queratina ……………….. 20 mg
ácido aminobenzóico……………….. 20 mg
Excipientes: celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona, dióxido de silício.
BULA PARA O PACIENTE
– Informações ao paciente:
Pantogar® exerce um efeito positivo sobre o crescimento dos cabelos e das unhas, assimcomo sobre a cor dos cabelos.

Indicações do Pantogar

Perda de cabelo por razões desconhecidas. Cabelo enfraquecido, fino, não maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor, cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV, prevenção do aparecimento de fios brancos. Unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis.

Riscos do Pantogar

– Contraindicações: Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Advertências e Precauções do Pantogar

Uma vez que a formação dos cabelos ocorre lentamente, é importante tomar pantogar® regularmente na dose prescrita por um período de 3 a 6 meses para garantir o sucesso do tratamento.
Pantogar® não é indicado para alopécia cicatricial ou androgenética/convencional (calvície masculina).
Entretanto, nestes casos, pantogar® pode fortalecer os cabelos remanescentes. A alopécia cicatricial se caracteriza pela ausência ou diminuição definitiva dos pêlos, podendo ser causada por traumas, queimaduras químicas ou físicas, infecções por fungos, bactérias, vírus ou outros parasitas, câncer interno e doenças, tais como: líquen plano pilar, lúpus eritematoso, esclerodermia, mucinose folicular.
Se os sintomas persistirem ou se o objetivo do tratamento não for alcançado, consulte seu médico.

Principais Interações Medicamentosas e/ou Alimentos do Pantogar

Não são conhecidos relatos de interação de pantogar® com outros medicamentos, alimentos, tabaco ou álcool. Entretanto, caso tenha sido tratado com um medicamento que contenha uma sulfonamida (por exemplo: sulfabenzamida, sulfacetamida, sulfacloropiridazina, sulfacrisoidina, sulfadiazina, sulfametoxazol), informe seu médico antes de usar pantogar®.

Principais Interações com Testes Laboratoriais do Pantogar

Não são conhecidos relatos de interferência de pantogar® nos resultados de exames laboratoriais.

Restrições a Grupos de Risco do Pantogar

Gravidez – Recomenda-se que pantogar® seja utilizado apenas na segunda metade da gestação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.Lactação – Não são conhecidas restrições para o uso do produto durante a lactação.
Pediatria – Não se recomenda o uso do produto por crianças menores de 12 anos de idade, uma vez que não foram realizados estudos específicos para esta faixa etária.
Geriatria (idosos) – Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes idosos.
Insuficiência renal/hepática – Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes cominsuficiência renal ou hepática.
Não há contraindicação relativa a faixas etárias.
Informe ao médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Modo de Uso do Pantogar

Características do medicamento: Cápsulas de gelatina dura, contendo pó bege pardo, de odor característico.
Modo de usar e Posologia: Se não houver orientação médica contrária, seguir exatamente a dosagem abaixo:
Adultos: 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por via oral.
Crianças maiores de 12 anos de idade: 1 a 2 cápsulas ao dia, de acordo com a idade, por via oral.
A duração média do tratamento é de 3 a 6 meses. Se necessário, o tratamento pode ser continuado ou repetido.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido.
Antes de usar observe o aspecto do medicamento.
Este medicamento não pode ser partido ou mastigado.

Reações Adversas do Pantogar

Foram relatados raros casos de reações de intolerância ao medicamento, tais como: aumento repentino do suor, pulso acelerado, reações dermatológicas como coceira e urticária ou desconforto gastrintestinal como queimação, náuseas, gases e dor abdominal.ATENÇÃO: Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, podem ocorrer efeitos indesejáveis não conhecidos. Se isto ocorrer, o médico responsável deve ser comunicado.
– Conduta em caso de superdose:
Não são conhecidos relatos de superdosagem com pantogar®. Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, procurar auxílio médico.

Cuidados de Conservação e Uso do Pantogar

Mantenha pantogar® em temperatura ambiente (15 a 30°C), protegido da umidade.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

BULA PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE

Informações Técnicas Aos Profissionais de Saúde do Pantogar

– Características Farmacológicas: Pantogar® é um medicamento oral para cabelos e unhas. pantogar® fornece as substâncias fortificantes pantotenato de cálcio e cistina (aminoácido) aos cabelos e às unhas. Também contém a proteína queratina que é o mais importante componente do cabelo. pantogar® apresenta efeitos vantajosos em vários casos de perda difusa de cabelo. É observada uma melhora no crescimento dos cabelos, tanto em relação ao número de cabelos perdidos espontaneamente como em relação à análise das raízes. pantogar® melhora a estrutura do cabelo, aumenta a resistência do cabelo aos danos mecânicos e químicos e aos danos causados pela luz do sol e fortalece os cabelos.
As desordens de crescimento das unhas melhoram consideravelmente com o tratamento com pantogar®. Asunhas se tornam menos quebradiças e sua maleabilidade aumenta.

Indicações do Pantogar

Perda difusa de cabelos (perda de cabelo por razões desconhecidas). Alterações degenerativas na estrutura decabelo (cabelo enfraquecido, fino, não maleável, quebradiço, sem vida, opaco e sem cor), cabelos danificados pela luz do sol e radiação UV, prevenção do aparecimento de fios brancos. Desordens no crescimento dasunhas (unhas quebradiças, rachadas e pouco maleáveis).

Contraindicações do Pantogar

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Modo de Usar e Cuidados de Conservação Depois de Aberto do Pantogar

Via oral. Ingerir o medicamento durante as refeições com um pouco de líquido, sem mastigar.

Posologia do Pantogar

Se não houver orientação médica contrária, seguir exatamente a dosagem abaixo:Adultos: 1 cápsula, 3 vezes ao dia, por via oral.
Crianças maiores de 12 anos de idade: 1 a 2 cápsulas ao dia, de acordo com a idade, por via oral.
A duração média do tratamento é de 3 a 6 meses. Se necessário, o tratamento pode ser continuado ou repetido.

Advertências do Pantogar

Gerais
Uma vez que a formação dos cabelos ocorre lentamente, é importante tomar pantogar® regularmente na dose prescrita por um período de 3 a 6 meses para garantir o sucesso do tratamento. pantogar®  não é indicado para alopécia cicatricial ou androgenética/convencional (calvície masculina). Entretanto, nestes casos, pantogar® pode fortalecer os cabelos remanescentes.
Se os sintomas persistirem ou se o objetivo do tratamento não for alcançado, o paciente deve ser orientado a procurar o médico.
Este medicamento deve ser administrado somente pela via recomendada para evitar riscos desnecessários.
Gravidez – Recomenda-se que pantogar® seja utilizado apenas na segunda metade da gestação. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Lactação – Não são conhecidas restrições para o uso do produto durante a lactação.
Pediatria – Não se recomenda o uso do produto por crianças menores de 12 anos de idade, uma vez que não foram realizados estudos específicos para esta faixa etária.
Geriatria (idosos) – Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes idosos.
Insuficiência renal/hepática – Não são conhecidas restrições para o uso do produto por pacientes cominsuficiência renal ou hepática.
Grupos de risco: Recomenda-se que pantogar® seja usado apenas na segunda metade da gestação. Não se recomenda o uso de pantogar® em crianças com menos de 12 anos de idade. Para os demais grupos de risco (lactação, geriatria, insuficiência renal/hepática) não são conhecidas restrições para seu uso.

Interações Medicamentosas do Pantogar

Não são conhecidos relatos de interação de pantogar® com outros medicamentos, alimentos, tabaco ou álcool. Entretanto, recomenda-se evitar o uso de pantogar® com sulfonamidas. Como as sulfonamidas exercem seu efeito antimicrobiano através da inibição competitiva do ácido aminobenzóico bacteriano, o uso de ácido aminobenzóico concomitantemente com sulfonamidas pode interferir na inibição competitiva e antagonizar os efeitos antibacterianos das sulfonamidas. Também não são conhecidos relatos de interferência de pantogar® nos resultados de exames laboratoriais.

Reações Adversas do Pantogar

Foram relatados raros casos de reações de intolerância ao medicamento, tais como: sudorese repentina, pulso acelerado, reações dermatológicas como coceira e urticária ou desconforto gastrintestinal como queimação,náuseas, gases e dor abdominal.ATENÇÃO: Este produto é um novo medicamento e, embora as pesquisas tenham indicado eficácia e segurança aceitáveis para comercialização, podem ocorrer efeitos indesejáveis não conhecidos. Se isto ocorrer, o médico responsável deve ser comunicado.
– Superdose:
Não são conhecidos relatos de superdosagem com pantogar®. Na eventualidade da ingestão acidental de doses muito acima das preconizadas, recomenda-se adotar as medidas habituais de controle das funções vitais.

Armazenagem do Pantogar

Mantenha pantogar® em temperatura ambiente (15 a 30°C), protegido da umidade.
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA
Registro MS – 1.0974.0196
Farm. Resp.: Dr. Dante Alario Junior – CRF-SP n° 5143
Número do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho/rótulo.
Fabricado e distribuído sob licença de Merz Pharmaceuticals GmbH, Frankfurt/Alemanha por:
BIOLAB SANUS Farmacêutica Ltda.
Av. Paulo Ayres, 280 – Taboão da Serra – SP
CEP 06767-220 – SAC 0800 724 6522
CNPJ 49.475.833/0001-06
Indústria Brasileira

PANTOGAR – Laboratório

BIOLABFARMA
Rua Olimpíadas, 242, 3° andar. Vila Olímpia.
São Paulo/SP – CEP: 04551-000
Tel: 55 11 3573-6000