Bula do Lacril (Colírio)

LacrilBula do lacril ®:

álcool polivinílico 1,4%

Lubrificante Ocular

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO

Frasco plástico conta-gotas contendo 15 ml de solução oftálmica estéril.

USO ADULTO

COMPOSIÇÃO: Cada ml contém: 14,0 mg de álcool polivinílico. Excipientes: cloreto de sódio, cloreto de benzalcônio, edetato dissódico, fosfato de sódio dibásico heptaidratado, fosfato de sódio monobásico monoidratado, ácido clorídrico, hidróxido de sódio e água purifi cada q.s.p.

INFORMAÇÃO AO PACIENTE

• Ação esperada do medicamento: alívio dos sintomas causados pela síndrome de olho seco ou pela má lubrifi cação de lentes de contato rígidas.

• Cuidados de armazenamento: o produto deve ser armazenado a temperatura ambiente (entre 15˚C a 30˚C). Após abertura do frasco, não toque a ponta do mesmo a fi m de evitar contaminações. Feche o frasco imediatamente após o uso.

• Prazo de validade: vide cartucho. Não use medicamento com prazo de validade vencido.

• Gravidez e lactação: informe seu médico a respeito da ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe seu médico se está amamentando.

• Cuidados de administração: instile a dose recomendada, no saco conjuntival, evitando tocar a ponta do frasco nos tecidos oculares. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

• Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

• Reações adversas: informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

• Contra-indicações e Precauções: informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Informação Técnica

Farmacologia clínica: Lacril® (álcool polivinílico) é um lubrifi cante ocular que forma uma película protetora sobre os tecidos oculares, proporcionando uma imediata sensação de conforto ao ser instilado. É uma lágrima artifi cial, formulada especialmente para substituir a lágrima natural nas condições em que haja defi ciência ou mesmo ausência de secreção lacrimal. Proporciona uma sensação de conforto e bem-estar nos pacientes com olhos secos e protege os tecidos oculares contra os danos causados pela fricção das pálpebras durante o ato de piscar, além de favorecer a regeneração do tecido epitelial eventualmente lesado. É opticamente cristalino e por isso não causa embaçamento da visão. Lubrifica e conforta os olhos secos, pois elimina imediatamente a desagradável sensação de “areia nos olhos”.

Indicações

É indicado como lágrima artifi cial em todas as condições em que se torna necessária uma suplementação lacrimal, como na síndrome do olho seco e na lubrifi cação de prótese ocular.

Lacril® (álcool polivinílico) também é indicado aos usuários de lentes de contato convencionais (lentes rígidas acrílicas ou gás permeáveis). A delicada camada protetora e amortecedora que se forma entre a lente e a córnea permite uma rápida umidificação o que favorece a adaptação de lente de contato e seu uso por períodos mais prolongados.

Contra-Indicações

Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Precauções e Advertências

Caso persista a irritação ou o desconforto ocular, descontinue o uso e consulte um oftalmologista.

Interações Medicamentosas

Não são conhecidas interações medicamentosas.

Reações Adversas

Raros casos de ardor ou pontadas à instilação.

Posologia Instile 1 ou 2 gotas em cada olho, tantas vezes quantas forem necessárias para manter uma adequada lubrificação ocular ou de acordo com orientação médica. S

uperdosagem

Em geral, superdosagens não provocam problemas agudos. Se acidentalmente for ingerido, beber bastante líquido para diluir.

Pacientes Idosos

Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias. NOTA: Não deve ser usado com lentes de contato gelatinosas (hidrofílicas).

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURAR ORIENTAÇÃO MÉDICA

Nº de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.

Reg. ANVISA/ MS – 1.0147.0161

Farm. Resp.: Dra. Flávia Regina Pegorer CRF-SP nº 18.150