Bula do Gynopac Plus (Antifúngico)

Gynopac-PlusBula do GYNOPAC PLUS®:
tioconazol + tinidazol + secnidazol
USO ADULTO

 

-Composição:
Cada 5g do creme contém:
tioconazol……………………………….. 100mg
tinidazol…………………………………… 150mg
Excipiente (Polawax, miristato de isopropila, vaselina líquida, formaldeido sulfoxilato de sódio, galato de propila, cloreto de benzalcônio, fosfato monossódico, fosfato dissódio anidro, metilparabeno, propilparabeno e água deionizada qsp……………………………………………. 5g

 

-Cada comprimido contém:
secnidazol ………………………………………………………………………………………..1g
Excipientes (polivinilpirrolidona, amido glicolato de sódio, celulose microcristalina, dióxido de silício coloidal, estearato de magnésio e Plycoat Clear) q.s.p. …………………………………………………..1 comprimido.

 

-Indicações:
No tratamento das infecções vulvares e vaginais causadas por Candida, Trichomonas e Gardnerella, isoladas ou mistas.

 

-Contra-indicações:
Gynopac Plus® é contra-indicado em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade à droga ou à outros derivados imidazólicos (como exemplo o cetoconazol, fluconazol, etc). É contra-indicado no primeiro trimestre da gravidez e durante a amamentação.

 

-Precauções e advertências:
O uso do produto, como outras drogas de estrutura semelhante a do tinidazol, não é recomendado em pacientes com quadro atual ou antecedentes de distúrbios da coagulação do sangue e em pacientes com distúrbios neurológicos orgânicos.
A substância nitroimidazol produziu o aparecimento de câncer em experimentação com animais, portanto deve ser considerado como potencialmente perigoso a seres humanos. Existe a possibilidade embora remota, da ocorrência de um efeito similar ao causado pelo dissulfiram, quando o tinidazol é administrado concomitantemente com bebidas alcoólicas. Portanto, o uso de bebidas alcoólicas deve ser evitado durante até quatro dias após o tratamento.
Gravidez e amamentação: É contra-indicado no primeiro trimestre da gravidez e durante a amamentação. Embora não haja evidência de que a associação tioconazol/tinidazol seja prejudicial durante os últimos estágios de gravidez, seu uso nos dois últimos trimestres requer que os potenciais benefícios esperados superem os possíveis riscos pata mãe e o feto.
A partir do 2º trimestre da gravidez o mesmo só poderá ser administrado exclusivamente a critério médico.
Se o medicamento for administrado durante o período de lactação, um método alternativo para alimentação da criança deverá ser instituído.

 

-Interações Medicamentosas:
O secnidazol potencializa o efeito anticoagulante da varfarina ou indandiona, resultando em prolongamento do tempo da protrombina.
O uso simultâneo com o dissulfiram pode resultar em reações psicóticas agudas ou estado de confusão causados por toxicidade combinada.
A cimetidina pode inibir o metabolismo dos nitroimidazólicos, aumentando os efeitos adversos dependentes de dose.
O uso concomitante com o lítio pode aumentar as concentrações de lítio no sangue e em alguns casos levar a toxicidade por lítio.
Recomenda-se não ingerir bebida alcoólica durante o tratamento, pode causar efeito antabuse.

 

-Reações adversas:
Ocorrem raras vezes e são moderadas e transitórias. Pode ocorrer irritação vaginal e sensação de gosto metálico na boca (no secnidazol).
Também náuseas, vômitos, dores abdominais, aftas, urticárias e erupções na pele. Informe ao seu médico o aparecimento de qualquer reação desagradável durante o tratamento. O uso de bebidas alcoólicas ou de medicamentos que contenham álcool (fortificante e elixires) deve ser evitado durante e tratamento e até quatro dias após seu uso.

 

-Posologia:

tinidazol e tioconazol
Aplicar o conteúdo de um aplicador cheio (5g), uma vez à noite, ao deitar-se, durante 7 dias consecutivos, ou como alternativa, duas vezes ao dia, durante 3 dias. O creme vaginal deve ser aplicado profundamente na vagina, de preferência fora do período menstrual. Para evitar nova infecção é aconselhável usar roupa íntima de algodão, trocada e fervida diariamente (ou pelo menos passada a ferro bem quente após lavagem).
secnidazol
Dose única de 2 comprimidos de 1000 mg (2g). A mesma dose pode ser recomendada para o cônjuge.

 

-Forma Farmacêutica e Apresentação:
Creme vaginal – Contendo bisnaga de 35g do creme acompanhada de 7 aplicadores descartáveis.
Comprimido revestido – contém 4 comprimidos revestidos.
Embalagens contendo 4 comprimidos de secnidazol + uma bisnaga de 35 g de tioconazol + tinidazol, com 7 aplicadores.

 

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA.