Bula do Dermatop Pomada (Anti inflamatório)

Bula do DERMATOP Pomada:
Prednicarbato
Creme dermatológico – apresentado em bisnagas com 10 e 20 g
Pomada dermatológica – apresentada em bisnagas de 20 g
USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO
Cada grama de creme dermatológico contém:
Prednicarbato ………………………………… 2,5 mg
Excipientes q.s.p. ……………………………. 1g
(octildodecanol, álcool benzílico, álcool estearílico, álcool cetílico, monoestearato de sorbitano, polissorbato e edetato dissódico, parafina perlíquida, álcool miristílico)

Cada grama de pomada dermatológica contém:
Prednicarbato ………………………………… 2,5 mg
Excipientes q.s.p……………………………… 1 g
(álcool benzílico, octildodecanol, ácido edético e sulfato de magnésio, monoleato de glicerila, vaselina)

INFORMAÇÃO AO PACIENTE

Ação esperada do medicamento: DERMATOP começa agir tão logo entre em contato com a área cutânea lesada.

Cuidados de armazenamento: na sua embalagem original, DERMATOP deve ser armazenado ao abrigo do calor.

Prazo de validade: vide cartucho. Ao adquirir o medicamento confira sempre o prazo de validade impresso na embalagem externa do produto. Nunca use medicamento com prazo de validade vencido, pois pode ser prejudicial à saúde.
Informar ao médico ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Durante a gravidez, a duração do tratamento não deve exceder 4 semanas e deve ser feito sob estrita indicação e controle médico.

Cuidados de administração: Deve ser evitado o contato com os olhos. O tratamento de longa duração (mais de 4 semanas) deve ser evitado. Deve-se seguir estritamente as instruções médicas quanto à duração e freqüência de uso.

Cuidados na interrupção do tratamento: O tratamento pode ser interrompido a qualquer instante sem provocar danos ao paciente.
Informar ao médico ocorrência de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Contra-indicações e Precauções: para os casos em que o produto é contra-indicado e para as precauções que devem ser seguidas, vide Informação Técnica.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

INFORMAÇÃO TÉCNICA
DERMATOP apresenta como princípio ativo o prednicarbato, um novo corticosteróide não halogenado para uso tópico, que apresenta intensa ação antiinflamatória e antipruriginosa. O creme dermatológico é particularmente adequado para tratamento de distúrbios cutâneos agudos e/ou exsudativos que respondem aos esteróides tópicos.
Está indicado em todas as dermatoses agudas conseqüentes à ação lesiva de agentes químicos (sabões, detergentes), físicos (frio, calor, radiações) ou doenças relativas à medicina interna (psoríase, eczemas, neurodermites, dermatites não infecciosas etc.), que respondem ao tratamento tópico com corticosteróides. Em tais distúrbios cutâneos, DERMATOP creme dermatológico é também adequado para áreas suscetíveis da pele e para o tratamento de crianças pequenas, assim como para o uso em grandes áreas e/ou aplicação repetida.
A pomada dermatológica é própria para dermatoses agudas e crônicas da pele seca, normal e oleosa, podendo ser utilizada em áreas sensíveis e para o tratamento de crianças pequenas, assim como, em grandes áreas e/ou aplicações repetidas.

Indicações
Corticoterapia tópica.

Contra-indicações
DERMATOP não deve ser utilizado em manifestações cutâneas conseqüentes a vacinações, sífilis, tuberculose, bem como infecções fúngicas, bacterianas ou viróticas (como varicela). Em caso de manifestações cutâneas ao redor da boca, a dermatite perioral deve ser excluída porque pode ser agravada pelo uso do produto.
Também não deve ser utilizado em caso de hipersensibilidade conhecida a qualquer constituinte do produto, como prednicarbato, octildodecanol, álcool benzílico e outros álcoois alifáticos, álcool estearílico, álcool cetílico, monoestearato de sorbitan, polissorbato e edetato dissódico.

Precauções
O tratamento com DERMATOP não deve exceder o período de 4 semanas, salvo sob orientação médica específica, especialmente durante o primeiro trimestre da gravidez e em crianças.
No período da gravidez, DERMATOP somente deve ser utilizado sob prescrição e controle médico.
Na presença de infecções locais bacterianas ou fúngicas (micóticas), é necessário tratamento antibacteriano ou antimicótico adicional. Se o produto for utilizado na face deve-se evitar o contato com o olhos.

Interações medicamentosas
Não são conhecidas.

Reações adversas
Raramente podem ocorrer, durante o tratamento, prurido, irritação local de pele (caracterizada por rubor e queimação) ou foliculite, bem como reações de sensibilização.
Se novas alterações da pele forem observadas, recomenda-se suspender o uso da medicação e procurar orientação médica.
Reações adversas tais como atrofia cutânea marcante, telangiectasia ou estrias por distensão não foram observadas quando o produto foi usado como indicado (duração do tratamento até 4 semanas).

Posologia
As instruções do médico quanto à duração e à frequência de uso devem ser seguidas rigorosamente.
A menos que prescrito de modo diferente, DERMATOP deve ser aplicado 1 a 2 vezes ao dia, sobre as áreas comprometidas da pele.
Aplicar uma camada fina e friccionar levemente. A critério médico, o número de aplicações diárias e/ou a duração do tratamento podem ser aumentados, nesses casos as orientações médicas devem ser rigorosamente seguidas.

ATENÇÃO: ESTE PRODUTO É UM NOVO MEDICAMENTO E EMBORA AS PESQUISAS REALIZADAS TENHAM INDICADO EFICÁCIA E SEGURANÇA QUANDO CORRETAMENTE INDICADO, PODEM OCORRER REAÇÕES ADVERSAS IMPREVISÍVEIS AINDA NÃO DESCRITAS OU CONHECIDAS. EM CASO DE SUSPEITA DE REAÇÃO ADVERSA O MÉDICO RESPONSÁVEL DEVE SER NOTIFICADO.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

MS no: 1300.0073
Farm. Resp.: Gerhard Wulfhorst
CRF-SP no 6.905
HOECHST MARION ROUSSEL S/A
Rua Conde Domingos Papais, 413
Suzano – São Paulo
Caixa Postal 20.215 Cep: 04035-990
C.N.P.J. 00.773.091/0002-89
Indústria Brasileira
(R) Marca Registrada
Segundo fórmula original de
HOECHST AG
Frankfurt am Main – Alemanha
Serviço de Atendimento ao Consumidor 0800-168040
No Lote: \
Data Fabricação: I vide cartucho
Vencimento: /