Bula do Cromolerg (Colírio)

CromolergBula do Cromolerg ®:

2% e 4% cromoglicato dissódico

FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES

Frasco plástico conta-gotas contendo 5 ml de solução oftálmica estéril a 2% e 4%.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO SOLUÇÃO OFTÁLMICA

Cada ml contém:

2% 4% Cromoglicato dissódico……………………… 20 mg ……… 40 mg

Veículo: edetato dissódico, cloreto de benzalcônio, ácido clorídrico/ hidróxido de sódio e água purificada q.s.p.

INFORMAÇÃO AO PACIENTE

• Ação esperada do medicamento: ação antialérgica.

• Cuidados de armazenamento: o produto deve ser armazenado a temperatura ambiente (entre 15˚C e 30˚C) e ao abrigo da luz.

• Prazo de validade: vide cartucho. Não use medicamento com prazo de validade vencido. Após a abertura do frasco, o produto deve ser consumido no prazo máximo de 15 dias ou rejeitado.

• Gravidez e lactação: informe ao médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se estiver amamentando.

• Cuidados na administração: instile a dose recomendada no saco conjuntival, evitando tocar a ponta do frasco nos tecidos oculares. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

• Interrupção do tratamento: não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

• Reações adversas: informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS

• Contra-indicações e precauções: informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.

NÃO USE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE

Informação técnica

As manifestações clínicas de alergia têm sua origem em uma reação anafilática e a consecutiva liberação de mediadores espasmógenos. É justamente inibindo essa liberação de mediadores que atua o cromoglicato dissódico. A atividade dessa substância é exercida essencialmente em processos devidos a uma reação de hipersensibilidade imediata, agindo também em outras reações anafiláticas e em processos originados pela degranulação de mastócitos. O cromoglicato dissódico não modifica os efeitos dos mediadores, não estimula os receptores β-adrenérgicos, nem bloqueia o processo de sensibilizacão. Supõe-se que atua impedindo uma das etapas de degranulação de mastócitos, posterior à fixação antígeno-anticorpo, evitando dessa forma o processo alérgico.

Indicações

Por sua ação antialérgica, Cromolerg® (cromoglicato dissódico) solução oftálmica é indicado no tratamento das afecções alérgicas conjuntivais. Contra-Indicações Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Precauções e Advertências

Devido à presença do cloreto de benzalcônio, é desaconselhável o uso de lentes de contato durante a utilização do produto. Interações Medicamentosas Não são conhecidas interações com outros medicamentos.

Reações Adversas

A aplicação do produto pode provocar uma sensação de ardência transitória em alguns pacientes, que é considerada normal. Posologia A concentração e a posologia diária serão estabelecidas a critério médico.

Superdosagem

Em geral, superdosagens não provocam problemas agudos. Se, acidentalmente, for ingerido, beba bastante líquido para diluir, ou procure orientação médica.

Pacientes Idosos

Não existem restrições de uso em pacientes idosos. A posologia é a mesma que a recomendada para as outras faixas etárias. Nº de lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho.

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Reg. ANVISA/ MS – 1.0147.0096 Farm. Resp..: Dra Flávia Regina Pegorer CRF-SP nº 18.150 Qualidade e Tradição a Serviço da Oftalmologia Allergan Produtos Farmacêuticos LTDA Av. Guarulhos, 3272 – CEP 07030-000 – Guarulhos -SP CNPJ 43.426.626/0009-24

Indústria Brasileira ® Marca Registrada Texto adaptado à portaria 110/97 7169BR13P Laetus: 30